Estragado desde a última sexta-feira (9), o único equipamento de tomografia do Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre voltou a funcionar no fim da tarde de quarta-feira (14). Técnicos passaram o dia no local e encontraram a solução para o problema. Assim, pacientes que estavam sendo deslocados para outros hospitais voltaram a fazer os exames no local. A média é de 80 exames de imagem por dia.
O tomógrafo estragou na última sexta e seguiu fora de operação no fim de semana. A manutenção foi feita na segunda-feira, mas, no mesmo dia, o equipamento deixou de funcionar novamente. O problema causou atrasos nos exames de pacientes, que precisavam esperar pela disponibilidade de outros hospitais da rede e por transporte.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, o equipamento foi instalado em outubro de 2014 e é usado intensamente. Por isso, há uma licitação aberta para a compra de um novo tomógrafo, que vai reforçar o atendimento no local. O valor médio fica em torno de R$ 1,2 milhão e R$ 1,5 milhão.