Foram duas horas de percurso entre a Igreja Nossa Senhora do Rosário, no centro de Porto Alegre, até o Santuário de Novo Navegantes, na Avenida Sertório, durante a tradicional procissão de Navegantes. Considerada uma das principais festas religiosas do Estado, a homenagem chegou à 143° edição. A procissão percorreu cinco quilômetros entre a Rua Vigário José Ignácio e as avenidas Mauá, Legalidade e Sertório. Durante todo o percurso, a multidão acompanhou a imagem de Nossa Senhora, que seguiu a tradição de vir sobre um barco enfeitado de flores.
De acordo com a EPTC, a caminhada reuniu cerca de 100 mil pessoas na manhã desta sexta-feira (2). O público total do evento pode chegar a 500 mil ao longo do dia, já que muitos passam pelo santuário à tarde. Conforme Gustavo Brum, provedor da Irmandade Nossa Senhora dos Navegantes, que organiza a procissão, o número de fiéis superou as expectativas.
— O público foi maior do que o ano passado e um dos maiores dos últimos anos. Muitas pessoas trouxeram os filhos, crianças. É bonito ver a população acolhendo e participando dessa festa. É um momento de agradecimento, vimos muitas pessoas que conseguiram emprego ou curaram doenças.
Os fiéis chegaram cedo para as celebrações. Às 6h, a Igreja do Rosário já estava lotada. Logo depois, às 7h, uma missa foi celebrada. Em seguida começou a procissão. No trajeto, pessoas de pés descalços, crianças vestidas de anjos e vários relatos de promessas sendo cumpridas.
A programação dos festejos segue durante todo o dia no santuário, que ainda terá missas às 14h, 16h e 18h. O encerramento da festa está marcado para a meia-noite.
Vaquinha
Sem recursos da prefeitura de Porto Alegre, os organizadores estão recolhendo doações para arcar com os custos do evento. Dos R$ 150 mil necessários, a Irmandade angariou menos que 10%. Uma campanha online foi criada para tentar buscar mais recursos.
Os organizadores também receberam doações ao longo desta sexta. O valor exato arrecadado ainda não foi contabilizado pelos organizadores, mas, conforme Brum, deve chegar perto da quantia pedida na campanha online.
A partir de março, começa a campanha para arrecadar doações para a edição do próximo ano.