A situação da pista de caminhada da praça Vinte de Maio, entre a Vila Ipiranga e o Itú-Sabará, em Porto Alegre, desanima os frequentadores do local. Conforme reclamação de Luís Felipe Miguel, feita no aplicativo Pelas Ruas, a pista apresenta problema há alguns meses: além de ter desníveis e buracos no calçamento, uma cratera está aberta próximo à Rua Professor Bertrand Russel.
— Há uns dois meses, abriu-se uma cratera que pega parte da pista e parte da rua. As pessoas começaram a jogar folhas e outros objetos dentro, para camuflar o problema, mas isso é perigoso. Alguém pode cair ali e se machucar.
Miguel conta que frequenta a praça há cerca de 10 anos e o cenário atual não condiz com o espaço:
— Sempre caminho ali, tem muita criança e pessoas de todas as idades. (O problema na pista) é triste porque o lugar é muito bonito. A comunidade se envolve, coloca plaquinhas pedindo para que todos cuidem. A grama dali, comparada a outros locais da cidade, está bem cortada.
Contraponto
O que diz a prefeitura, por meio da assessoria de comunicação:
"A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos informa, por meio da Divisão de Construção e Manutenção (DCM), que o referido buraco será fechando até a próxima sexta-feira (23). Já a manutenção do passeio foi cadastrada junto a DCM para ser realizada assim que for iniciado o Contrato terceirizado de manutenção de Praças. O mesmo está em processo de licitação, junto a CELIC, com previsão de que possa ser colocado em prática no primeiro semestre de 2018. O contrato englobará a manutenção de brinquedos, manutenção de quadras esportivas e a manutenção de passeios."
Saiba como usar o aplicativo Pelas Ruas, que é gratuito
1) Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.
Usa iPhones? Clique aqui e baixe
Usa celulares Android? Clique aqui e baixe
Requisitos - iOS 9.0 ou superior (compatível com iPhone, iPad e iPod touch) - Android 4.1 ou superior
2) Ao abrir o aplicativo, a tela inicial mostra a marca Pelas Ruas e solicita o login do usuário. Ele é feito a partir do Facebook ou de conta no Google.
3) Após o acesso, pode ser visualizada a linha do tempo, em que aparecem as postagens dos usuários; é possível acompanhá-las e fazer comentários.
4) Para fazer um post, o usuário pode utilizar uma foto tirada por meio do próprio aplicativo ou da galeria de imagens do celular.
5) Após escolher uma das opções, basta descrever o problema e marcar a localização (por GPS ou a partir de um mapa). É só publicar e aguardar a aprovação: quando isso ocorre, o aplicativo mostra uma notificação.