Moradores da Rua Cruzeiro do Sul, próximo ao número 1.287, afirmam que ficam apreensivos a cada nova chuva em Porto Alegre. Conforme relatado no aplicativo Pelas Ruas por Kamila dos Santos Flores, uma boca de lobo entupida, que não escoaria a água, causa mau cheiro e alagamento.
— A água volta dos esgotos de casa e do vaso. Qualquer chuva de dois minutos já alaga a rua e o nosso pátio. Temos que usar rodo pra tirar a água de dentro de casa. Já perdemos um carpete uma vez. Abrimos a tampa da boca de lobo esses dias e tinha lixo e resíduos de obra dentro. Parece um bueiro de mentira, porque a água não entra.
De acordo com Kamila, diversas reclamações foram registradas junto a prefeitura. Para tentar conter o problema, ela juntou tijolos em frente a porta de casa, para impedir a entrada da água.
Vejo o que diz a prefeitura:
"A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) informa conforme avaliação realizada no local pela equipe do DMAE, nesta tarde, e em contato com a requerente, foi verificado que não existia, no momento da vistoria, nenhum problema de obstrução ou extravasamento de esgoto na região do imóvel que fosse referente ao DMAE.
A requerente alega que os problemas ocorrem em dias chuvosos e isso se explicaria pelo mau uso das redes pública cloacal (DMAE) e pluvial (DMAP) tendo em vista que os moradores da região descartam resíduos sólidos (lixo, etc.) ao longo dos sistema de redes públicas. Também se evidenciam no local vários focos de lixo e quando da ocorrência da chuvas todo essa lixo ou parte deste são carreados para o interior das redes pública do local em questão. A SMSUrb reforça que a população ajude não descartando lixo de forma irregular e que denuncie está irregularidade via 156.
A requerente foi orientada a solicitar uma ligação predial de esgoto junto a um posto comercial do DMAE para que seja verificada a viabilidade dessa ligação predial na rede pública cloacal, bem como outras avaliações que se fizerem necessárias.
Equipes da Divisão de Manutenção de Águas Pluviais (DMAP) farão vistoria no local na próxima semana, avaliando as redes pluviais da via."
Saiba como usar o aplicativo Pelas Ruas, que é gratuito
1) Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.
Usa iPhones? Clique aqui e baixe
Usa celulares Android? Clique aqui e baixe
Requisitos - iOS 9.0 ou superior (compatível com iPhone, iPad e iPod touch) - Android 4.1 ou superior
2) Ao abrir o aplicativo, a tela inicial mostra a marca Pelas Ruas e solicita o login do usuário. Ele é feito a partir do Facebook ou de conta no Google.
3) Após o acesso, pode ser visualizada a linha do tempo, em que aparecem as postagens dos usuários; é possível acompanhá-las e fazer comentários.
4) Para fazer um post, o usuário pode utilizar uma foto tirada por meio do próprio aplicativo ou da galeria de imagens do celular.
5) Após escolher uma das opções, basta descrever o problema e marcar a localização (por GPS ou a partir de um mapa). É só publicar e aguardar a aprovação: quando isso ocorre, o aplicativo mostra uma notificação.