A Secretaria da Saúde de Porto Alegre emitiu novo balanço sobre a imunização contra a febre amarela nesta segunda-feira (19). De acordo com a prefeitura, o número de doses aplicadas neste ano já chega a 53% do total de vacinas ministradas em todo o ano de 2017 na Capital. Os novos números apontam para 25,8 mil pessoas imunizadas nos primeiros 45 dias de 2018 – 20,9 mil em janeiro e 4,8 mil até 16 de fevereiro. Em todo o ano passado, 48,5 mil vacinas foram ministradas nos postos de saúde da capital gaúcha.
Mesmo com a procura intensa, o Núcleo de Imunizações da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde garante que não há desabastecimento da vacina.
Em nota, a secretaria afirma que as doses contra a doença estão disponíveis nas unidades de saúde com salas de vacina. “Os horários podem ser alterados visando à otimização dos frascos do imunobiológico”, destaca o documento.
Desde 2009, mais de 792,3 mil vacinas contra a febre amarela foram aplicadas na rede pública de saúde de Porto Alegre. Conforme a prefeitura, nunca foram registrados casos autóctones ou importados de febre amarela na capital gaúcha.