O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) de Porto Alegre contabilizou 2,5 toneladas de lixo nas ruas do bairro Cidade Baixa após a festa não programada que aconteceu entre a noite dessa segunda e a manhã desta terça-feira (13). Segundo a prefeitura, 14 garis trabalharam do início da manhã até o meio-dia para recolher o lixo deixado pelos foliões.
—Foi um evento que não foi programado, então não foi realizado nas condições ideais, não tinha a estrutura adequada. A prefeitura não é contra a festa, mas é importante que as pessoas procurem o poder público para que possa haver organização— disse o secretário de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, em entrevista à Rádio Gaúcha.
A festa foi realizada de forma espontânea, sem organização prévia e aviso à prefeitura. Com concentração maior nas ruas João Alfredo e Lima e Silva, vários carros estacionaram ao longo das vias e colocaram som alto até depois do amanhecer. Parte dos moradores do bairro reclamou de dificuldade para dormir e da sujeira deixada.
Entre a tarde e a noite desta terça-feira, dois blocos irão desfilar pela Cidade Baixa, com organização prévia e aviso à prefeitura. O DMLU vai colocar 10 lixeiras grandes — com capacidade de 200 kg cada — no bairro para dar conta do descarte de resíduos pelos foliões. No início dos festejos, não havia nenhuma lixeira na quadra da Rua da República entre a Avenida João Pessoa e a Lima e Silva, onde se apresentava o bloco Deixa Falar.
As lixeiras estavam concentradas nas quadras da República mais próximas à Rua João Alfredo — onde se apresentava o Rua do Perdão. Ali também havia mais banheiros químicos: 26, contra três nas proximidades do Deixa Falar.
Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, os eventos organizados de Carnaval pagam taxas entre R$ 400 e R$ 1,2 mil para o DMLU para a limpeza. Após o evento, a empresa patrocinadora disponibiliza um caminhão-pipa para lavar as ruas mais utilizadas pelos foliões, além de haver reforço no trabalho dos garis.
A programação do carnaval de rua de Porto Alegre segue até 18 de março.
NESTA TERÇA, NA CIDADE BAIXA:
Rua do Perdão (baile infantil)
- Concentração: Rua da República
- Dispersão: Rua da República
- Horário do início: 15h
- Término: 21h
Deixa falar
- Concentração: Rua da República
- Dispersão: Rua da República
- Horário do início: 15h
- Término: 21h