Às 14 horas da Quarta-Feira de Cinzas (14), o Hospital Beneficência Portuguesa deve receber uma equipe do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo. O horário marca o início da consultoria prometida pelo Ministério da Saúde à instituição gaúcha, que irá mapear saídas para a crise da instituição gaúcha.
A data foi confirmada pelo secretário nacional de Atenção à Saúde do ministério, Francisco de Assis Figueiredo, em entrevista ao Gaúcha Atualidade nesta quarta-feira (7).
A definição do nome do hospital de referência que prestará a assessoria à casa de saúde porto-alegrense ocorreu na noite de terça-feira (6). Durante a tarde, uma reportagem do GaúchaZH questionou o atraso no apoio do governo federal – já que a promessa feita por Figueiredo em visita à capital gaúcha, ainda em 2017, foi que a assessoria começaria em janeiro.
Conforme o secretário nacional, a intenção é verificar as potencialidades do Beneficência e onde ele pode ser útil para o Sistema Único de Saúde (SUS) em Porto Alegre. Todo o trabalho do Sírio-Libanês será reportado à Secretaria de Saúde da capital, que decidirá se retoma o contrato com o Beneficência ou não.
Com problemas financeiros graves e o rompimento do contrato com SUS, o hospital está buscando ajuda para não fechar as portas. Entre as ações realizadas está uma auditoria econômica, que deve ser concluída até o final de março; além de uma intensa mobilização social em prol da casa de saúde.
Liderando a força-tarefa, Paulo de Argollo Mendes, presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), comemorou o anúncio do Sírio-Libanês como hospital escolhido para realizar a consultoria.
— É uma grande notícia para o Beneficência — destacou, ao frisar que acredita na recuperação da casa de saúde.
A ajuda do hospital paulista foi confirmada ao secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, na manhã desta quarta. Em janeiro, o Palácio Piratini assegurou apoio à força-tarefa que luta pelo Beneficência Portuguesa.
Dados da conta para doações
Banco Banrisul
Agência 0100
Conta 06.205518.7-4
CNPJ 92.740.539/0001-03