Após um dia ensolarado, pancadas fortes de chuva atingiram Porto Alegre e outras regiões do Rio Grande do Sul no começo da noite desta terça-feira (27). O mau tempo, que permaneceu por pouco mais de uma hora, deixou ruas alagadas e moradores sem luz. Durante a tarde, a Defesa Civil Estadual havia emitido um alerta para previsão de chuva intensa, com possibilidade de queda de granizo, rajadas de vento e raios no sul e no leste da Região da Campanha e em áreas como o Nordeste, Litoral, parte do Leste e a Região Metropolitana.
Devido ao temporal, por volta das 22h cerca de 14 mil clientes da CEEE estavam sem luz na área rural de Camaquã e em alguns pontos de Guaíba e de Eldorado do Sul. Mais cedo, os bairros Bom Fim e Cidade Baixa, na Capital, ficaram sem energia em função da chuva forte — a luz já foi restabelecida nestes locais, segundo a CEEE.
Mais cedo, o mau tempo atingiu Canguçu, no sul do Estado, que registrou chuva forte e queda de granizo. A Coordenadoria Regional da Defesa Civil, em Pelotas, já prestou atendimento local e disponibilizou lonas, solicitadas pela prefeitura do município.
Conforme a Somar Meteorologia, há risco de chuva para todo o RS – a instabilidade deve permanecer no Norte e no Leste até, pelo menos, sexta-feira (2).
Às 22h, algumas vias ainda estava bloqueadas em Porto Alegre, de acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC):
Bloqueio total:
- Sertório com Dona Sebastiana
Bloqueio parcial:
- José Pedro Boésio com José Aloísio Filho
- Edu Chaves com 25 de Fevereiro
- Otto Niemeyer entre Cavalhada e Silvio Silveira
- Ceará com 18 de novembro
- Ceará com Dona Margarida
- Av. Sertório, 4411