Motoristas enfrentam congestionamento na BR-116, entre Canoas e Esteio, na manhã desta quinta-feira (15), devido obras que são realizadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Por volta das 9h30min, havia cerca de cinco quilômetros de congestionamento no sentido Interior/Capital, mas o número foi reduzido para três quilômetros às 10h30min. Às 14h, o fluxo se intensificou e novamente foram registrados cinco quilômetros de lentidão.
O congestionamento começa no Viaduto da Boqueirão, em Canoas, onde há estreitamento de pista, e se estende até a altura da Expointer, em Esteio. Conforme o Dnit, as obras de pintura da via e de roçada e manutenção ocorrem na altura do km 263.
O superintendente do Dnit no Estado, Hiratan Pinheiro da Silva, afirma que somente os serviços do fim de semana não dão conta, e, por isso, o departamento precisa realizar obras de manutenção durante a semana. As equipes optam por fazer os trabalhos entre 8h30min e 16h para que não haja restrição de tráfego em horários de maior movimento. Conforme Hiratan, os trabalhos desta quinta podem seguir até 16h, mas a previsão é de que estejam finalizados por volta das 15h.
Em meia hora, a reportagem percorreu apenas 2 quilômetros. A melhor opção para os motoristas é usar a BR-448, a Rodovia do Parque.