Após assumir a presidência da Câmara Municipal de Porto Alegre na última quarta-feira (3), o vereador Valter Nagelstein colocou em prática uma de suas ideias para a gestão deste ano. Na manhã desta sexta-feira (5), ao lado de mais cinco parlamentares e seis representantes de gabinetes, fez uma visita ao Viaduto Otávio Rocha, no Centro Histórico. A ação de descentralização das atividades também contou com a presença de representantes de órgãos municipais, como a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). Ao percorrer toda a extensão do viaduto, na Avenida Borges de Medeiros, a comitiva dialogou com comerciantes e moradores.
— Foi possível verificar uma situação que já era conhecida por todos na cidade. Encontramos muita sujeira, banheiros deteriorados, lojas fechadas, tráfico de drogas, consumo de álcool, degradação absoluta, não dá para ficar assim — avalia Nagelstein.
Durante a visita, uma das ideias que surgiram foi pedir ao Executivo que seja instalada uma unidade da Guarda Municipal na região. De acordo com o vereador Adeli Sell (PT), o ideal seria que uma das salas desocupadas embaixo do viaduto fosse servisse como sede.
— Vamos encaminhar uma sugestão à prefeitura para que tenha um centro de atenção ao cidadão no local, com atendimento 24 horas. Com a Guarda ali, o cidadão pode se sentir mais amparado, sabendo para onde ir se acontecer alguma coisa nas ruas do Centro, por exemplo. Acredito que a visita de hoje foi bem positiva, estamos num bom caminho. Agora cabe ao prefeito atender aos vereadores e aos clamores da cidade — comenta o vereador.
Nagelstein defende que uma reunião de diferentes áreas _ como saúde, assistência social e segurança pública _ para estabelecer prazos para soluções:
_ A primeira solução que desejamos é para os moradores de rua e concomitantemente pensar na revitalização do viaduto, talvez retomar a ideia de uma parceria público privada para o espaço. O governo tem que agir resolvendo um problema de cada vez e não esperar ter condições para resolver todos os problemas juntos.
A próxima visita dos parlamentares será na trincheira da Avenida Ceará, ainda sem data marcada. De acordo com Nagelstein, os parlamentares também passarão por locais como outras obras da Copa, casas de bombas, Arroio Dilúvio, obras da Avenida Tronco. O presidente destaca que a ideia é estar cada vez mais nas ruas e fortalecer o diálogo com as pessoas em busca de alternativas para a cidade.