Um terreno que vem acumulando sujeira e tem uma caixa d'água aberta preocupa moradores na Rua Barão do Amazonas, em Porto Alegre. Conforme o relato de uma moradora da via no aplicativo Pelas Ruas, no número 1.964, quase na esquina com a Avenida Bento Gonçalves, no bairro Partenon, algumas pessoas jogam lixo para dentro do terreno e também depositam móveis velhos na calçada em frente ao local.
— Aparecem muitos mosquitos e ratos. A gente tem medo de doenças. Os vizinhos andam pelo meio da rua por ali, para não passar na calçada. Quando o DMLU aparece, eles não entram no terreno, só recolhem o que está na rua. Mas as pessoas voltam a jogar coisas ali porque veem que está abandonado — argumenta a moradora. — O mais agravante é a caixa d'água, a gente não pode invadir e virar ela.
Segundo o relato, diversos protocolos já foram abertos por moradores próximos ao terreno, pedindo por uma limpeza no local.
Conforme a Equipe de Fiscalização Ambiental da Vigilância em Saúde, uma vistoria foi feita no local em novembro. Na ocasião, havia lixo mas nada que acumulasse água. Um novo protocolo foi aberto nesta terça-feira (16) junto à Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), para verificar a caixa d'água. Nova vistoria será realizada, em data ainda não confirmada.
De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, o imóvel passa por ações de fiscalização junto ao Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) desde 2008. Em setembro de 2017, o departamento emitiu notificação pedindo a limpeza do local. O proprietário ainda não foi localizado, "mesmo após várias tentativas para a entrega do documento", segundo o órgão. Um aviso será colocado no edital no Diário Oficial de Porto Alegre, com previsão de publicação para a próxima semana. Depois disso, o responsável pela área pode recorrer. "Se ele não cumprir essas determinações, o DMLU multa o proprietário e executa a limpeza, cobrando do mesmo os custos com as equipes para a execução do serviço. Quanto à obstrução da calçada, informamos que as equipes do DMLU programaram a remoção dos resíduos dispostos na via pública ainda para esta semana", disse a secretaria em nota.
Saiba como usar o aplicativo Pelas Ruas, que é gratuito
1) Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.
Usa iPhones? Clique aqui e baixe
Usa celulares Android? Clique aqui e baixe
Requisitos - iOS 9.0 ou superior (compatível com iPhone, iPad e iPod touch) - Android 4.1 ou superior
2) Ao abrir o aplicativo, a tela inicial mostra a marca Pelas Ruas e solicita o login do usuário. Ele é feito a partir do Facebook ou de conta no Google.
3) Após o acesso, pode ser visualizada a linha do tempo, em que aparecem as postagens dos usuários; é possível acompanhá-las e fazer comentários.
4) Para fazer um post, o usuário pode utilizar uma foto tirada por meio do próprio aplicativo ou da galeria de imagens do celular.
5) Após escolher uma das opções, basta descrever o problema e marcar a localização (por GPS ou a partir de um mapa). É só publicar e aguardar a aprovação: quando isso ocorre, o aplicativo mostra uma notificação.