O número de pessoas que procuraram postos de saúde em Porto Alegre para se vacinar contra a febre amarela em 2018 já chega a quase 10 mil. Até 15h17min desta segunda-feira (22), 9.848 doses haviam sido aplicadas nas unidades da Capital — mais do que o dobro do registrado na última quarta-feira (17), quando 4.575 moradores haviam sido imunizados.
No Centro de Saúde Modelo, a movimentação foi mais baixa do que nos últimos dias. Até as 17h, ainda havia algumas fichas sobrando, e o tempo de espera estava em torno de duas horas e meia. Quem foi ao local mais cedo, no entanto, teve de enfrentar quatro horas na fila para se vacinar.
Quem se vacinou uma vez não precisa se vacinar novamente, já que uma dose é suficiente para imunização por toda a vida. As secretarias municipal e estadual de Saúde alertam que pessoas não vacinadas não precisam correr até um posto de saúde. A prioridade é para quem for viajar aos locais de risco — São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia — e aos países que exigem a imunização. O Rio Grande do Sul não registra casos da doença há uma década.
Conforme a prefeitura, todos os postos de saúde da Capital estão vacinando contra a doença — no entanto, em alguns locais há necessidade de agendamento para que não haja desperdício das vacinas. A secretaria recomenda 10 unidades de saúde consideradas referência, em diferentes regiões da cidade, onde há vacinação diariamente (veja abaixo). O Centro de Saúde Modelo, na área central, e a unidade São Carlos, na Lomba do Pinheiro, atendem até as 22h.