É pela condição, pelo tempo estacionado no mesmo local ou pela falta de identificação? Como saber se um veículo está abandonado ou se está apenas no mesmo local há muito tempo? Após uma publicação no aplicativo Pelas Ruas, GaúchaZH foi atrás das informações de como é feita a avaliação em Porto Alegre.
Conforme a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), uma série de aspectos precisam ser observados em relação ao veículo e ao lugar em que ele se encontra. Se o carro estiver em local proibido ou houver acúmulo de lixo dentro e no entorno do veículo, ele pode ser recolhido pelos agentes de trânsito. Sinais de depredação, como vidros quebrados ou peças deslocadas, também indicam o abandono. Tempo de permanência na via e falta de identificação não são relevante neste caso.
Na reclamação recebida no aplicativo Pelas Ruas, sobre um trailer estacionado na Rua São Mateus, próximo ao número 1.100, no bairro Jardim do Salso, a EPTC informa que irá encaminhar uma viatura ao local para verificar a situação. Conforme os moradores, o veículo estaria ali há pelo menos um mês e não tem identificação, mas é preciso checar se é proibido estacionar naquele trecho da via.
Saiba como usar o aplicativo Pelas Ruas, que é gratuito
1) Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.
Usa iPhones? Clique aqui e baixe
Usa celulares Android? Clique aqui e baixe
Requisitos - iOS 9.0 ou superior (compatível com iPhone, iPad e iPod touch) - Android 4.1 ou superior
2) Ao abrir o aplicativo, a tela inicial mostra a marca Pelas Ruas e solicita o login do usuário. Ele é feito a partir do Facebook ou de conta no Google.
3) Após o acesso, pode ser visualizada a linha do tempo, em que aparecem as postagens dos usuários; é possível acompanhá-las e fazer comentários.
4) Para fazer um post, o usuário pode utilizar uma foto tirada por meio do próprio aplicativo ou da galeria de imagens do celular.
5) Após escolher uma das opções, basta descrever o problema e marcar a localização (por GPS ou a partir de um mapa). É só publicar e aguardar a aprovação: quando isso ocorre, o aplicativo mostra uma notificação.