O Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre registrou quatro casos de feridos por fogos de artifício na noite de Natal. Todas as vítimas são crianças. Os casos ocorreram entre a noite deste domingo (24) e a madrugada desta segunda-feira (25).
As vítimas têm três meses, seis, oito e 12 anos. O bebê de três meses teve queimaduras pelos fogos na região dos olhos. O HPS não soube detalhar em que circunstâncias ocorreram os acidentes, mas informou que, nos demais casos, as lesões foram mais simples, como estilhaços que atingiram as vítimas.
Os quatro feridos foram atendidos, medicados e liberados. Todos os casos ocorreram em Porto Alegre. Conforme o HPS, o número de atingidos por fogos de artifício é normal para esta época do ano.
A Brigada Militar informou que não tem registro de nenhum desses casos, já que, geralmente, as vítimas são encaminhadas diretamente ao hospital. A polícia só costuma ser acionada caso o profissional do hospital identifique que o ferimento ocorreu em alguma outra circunstância que não acidente doméstico.
Atenção ao uso de fogos de artifício
- Compre os fogos de artifício em lojas especializadas.
- Leia atentamente as instruções contidas nas embalagens antes de utilizar o produto. O vendedor também pode fornecer orientações adicionais no momento da compra.
- Se os fogos não estourarem, não tente reaproveitá-los. Aguarde um tempo, molhe-os para apagar o pavio e evitar acidentes, e leve na loja em que comprou para trocá-los.
- Nunca deixe crianças soltar fogos.
- Fogos de artifício não combinam com bebidas alcoólicas.
- Solte os fogos de artifício em locais abertos, longe de pessoas, automóveis, casas, hospitais, escolas, postos de gasolina, comércio ou fiações elétricas.
- Se forem guardar fogos de artifício em casa, deixe-os em um local seco e longe de fogões, isqueiros e do acesso de crianças e de fumantes.
- Para shows pirotécnicos, contrate empresas e profissionais especializados.