Funcionários da prefeitura de Viamão trabalham nesta sexta-feira (8), feriado no município, para recuperar vias e atender moradores atingidos pela chuva do dia anterior. Até a tarde desta sexta, 128 famílias haviam procurado a prefeitura, que está realizando cadastramento na Escola Luciana de Abreu (Rua Dário Gonçalves Molho, s/nº, parada 18, bairro Augusta).
Sete pessoas chegaram a sair de casa devido à cheia do Arroio Feijó, no bairro Augusta, mas já retornaram depois que a água baixou. Famílias perderam móveis e mantimentos e precisam de doações de material de limpeza, alimentos e colchões. As doações podem ser feitas diretamente na escola Luciana de Abreu.
De acordo com a Somar Meteorologia, choveu 126,8mm em Viamão na quinta-feira (7). O volume é 24% superior à média histórica de todo o mês de dezembro, que é 102,1mm. Este foi o maior volume de chuva do ano no município.
Equipes da Defesa Civil registraram diversas ocorrências, como casas alagadas, desabamento de muros e comprometimento da estrutura das residências. As vias da cidade também ficaram danificadas, especialmente nos bairros Augusta, Elsa e Estalagem.
A prefeitura de Viamão prevê concluir em junho as obras para retirar as 345 famílias que vivem às margens do Arroio Feijó. Os recursos são do governo federal, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento. As famílias que hoje sofrem com a cheia do arroio sempre que há grande volume de chuva vão ser realocadas para um condomínio do mesmo bairro.