Sete casais celebrarão o amor em um momento inédito no Paço Municipal de Porto Alegre. Com tapete vermelho e marcha nupcial tocada pela banda municipal, o primeiro casamento coletivo em uma das arquiteturas mais clássicas da cidade acontece neste sábado (2), a partir das 10h. Promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), em parceria com as secretarias da Cultura e da Saúde, o evento tem como objetivo oficializar a união dos apaixonados não só "no papel", mas, sim, em uma cerimônia com vestido de noiva e tudo.
A partir das 7h30min da manhã, as noivas estarão sendo preparadas para o grande dia por cabeleireiros e maquiadores do Senac Beleza e do Instituto Mix. Cada casal pode convidar uma dupla de padrinhos e amigos e familiares para acompanhar a cerimônia, que será celebrada por um juiz de paz. Ao final, os noivos farão um brinde e tudo será registrado por um fotógrafo.
Desde setembro deste ano, durante as atividades do programa Prefeitura nos Bairros, agentes do município vêm divulgando a iniciativa. Na ocasião, a comunidade pôde demonstrar interesse em participar da cerimônia.
Antes do casamento, a prefeitura assinará um termo de cooperação com o Sindicato dos Registradores Públicos do Rio Grande do Sul (Sindiregis), que prevê a emissão de documentos como registros de nascimento e certidão de casamento para pessoas em situação de vulnerabilidade social e moradoras de comunidades onde há a ação Prefeitura nos Bairros, ações da Secretaria da Saúde e da assistência social e durante as ações de parceiros nas praças e nos centros comunitários. Também serão atendidas as pessoas em situação de rua. O acordo tem vigência até o fim de 2020.