O Templo do Amor — inaugurado neste sábado (9) no Templo Universal da Paz Pai Francisco de Luanda — é um espaço criado para atrair boas energias. O local fica na Estrada Luís Corrêa da Silva, no bairro Lami, zona sul de Porto Alegre. Com dois portais de entrada, tem formato redondo e, por dentro, é todo revestido de pedras rosas — acredita-se que elas trazem amor, paz e serenidade.
— O objetivo é que este espaço transmita amor infinito para todos os seres — afirma a idealizadora do local, Mestre Tala Santos.
A decoração é exotérica, e os adereços são todos feitos a mão. As janelas em formato de coração tem por objetivo criar um clima amoroso. Há uma imagem da Mãe Oxum, que na Igreja Católica corresponde à Imaculada Conceição, cuja festa é celebrada em 8 de dezembro. O manto da santa é feito de croché e, em volta da estátua, há conchas e outros objetos que remetem a água. O espaço tem também uma rampa de acessibilidade para cadeirantes.
O local demorou quase dois anos para ser construído e, durante esse período, foi mantido como segredo. Dentro do templo, na inauguração, houve uma apresentação de dança do ventre e outras atividades.
— Nem os mais próximos tiveram acesso (antes da inauguração) porque não queríamos quebrar o encanto da surpresa — explica Mestre Tala.
O Templo Universal da Paz Pai Francisco de Luanda é da linha branca da Umbanda, mas abrange todas as religiões. Em uma área de aproximadamente dois hectares, o espaço tem 37 templos (há projeto para que sejam construídos mais dois). A entrada nos locais é gratuita.