Por trás dos tapumes colocados ao redor da praça Delegado Carlos Armando Gadret, na esquina das vias Ipiranga e Santana, operários trabalham na revitalização do espaço. Situado em uma das avenidas mais movimentadas de Porto Alegre, o local deve receber bancos novos com encosto, lixeiras e playground, além de grama e passeios em concreto. As obras começaram em agosto e, conforme o cronograma, devem ser concluídas neste mês.
Com a revitalização, moradores da região esperam que o descuido e a aparência de abandono fiquem no passado. É o caso da auxiliar de limpeza aposentada Noversinda Paz, 64 anos, que reside há três décadas nas imediações e passeia diariamente com o cão Lobinho pelas ruas do bairro Santana. Noversinda está na expectativa para utilizar a praça, que é delimitada também pelas vias Doutor Olinto de Oliveira e Jacinto Gomes.
— Os brinquedos e os bancos estavam quebrados, e o mato, alto. Não dava para vir — comenta. — Tem muita gurizada por aqui, vai ser ótimo para eles (ter as melhorias). Criança tem que brincar na rua mesmo. Quem sabe assim o meu neto de 11 anos se anime a vir. Ele não gosta muito, mas, quando enxergar tudo novinho, tenho certeza que vai mudar de ideia — acrescenta.
O estudante Pablo Silveira, 20 anos, aguarda com otimismo:
— Acho que as crianças vão poder aproveitar bastante. E a gente também, né? Dá pra sentar, tomar chimarrão e até olhar o movimento da Ipiranga.
Moradora do prédio que fica bem em frente à praça, a gestora de condomínios Cristina Couto, 38 anos, pondera que o espaço só será bem aproveitado se eventos foram promovidos para a comunidade no local.
— Acho que será necessário fazer algumas atividades culturais e sociais. Se não ocuparmos bem o espaço, acabará virando acampamento de mendigos — opina, reclamando da demora para serem concluídas as obras.
Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Smams) e executado pela empresa Torke, o projeto faz parte da assinatura de um termo entre o Grupo Zaffari e o município, que prevê obrigações em razão da implementação de empreendimentos — um desses compromissos é a revitalização de uma área verde já existente. Segundo o Zaffari, o valor investido é de aproximadamente R$ 318 mil.