Quem passa pela Avenida Borges de Medeiros, em frente ao shopping Praia de Belas, em Porto Alegre, visualiza à direita uma placa com o seguinte texto: "sem radar, vale a consciência". Este é um dos modelos de sinalização educativa que começaram a ser instaladas nesta sexta-feira (22) nas vias com maior índice de acidentes, como Sertório, Bento Gonçalves, Protásio Alves, Oscar Pereira, Assis Brasil e Juca Batista. As placas serão colocadas no lugar dos radares para conscientizar os motoristas.
De acordo com a Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC), a ideia é alertar os motoristas que as vias escolhidas possuem risco maior de acidentes, com base nas estatísticas.
— É uma campanha permanente de educação para que o motorista saiba que naquele local o número de acidentes é maior e é preciso redobrar a atenção. Não conseguimos fiscalizar toda a cidade. Queremos despertar a consciência das pessoas para reduzir os acidentes — afirma o presidente da EPTC, Marcelo Soletti.
Em todo o ano passado, 92 pessoas morreram em acidentes de trânsito em Porto Alegre. Do começo de 2017 até dezembro, foram registrados 85 mortes.