Um filhote de jacaré-de-papo-amarelo de aproximadamente dois meses foi encontrado por moradores no bairro Guajuviras, em Canoas, nesta sexta-feira (8). Segundo informações da Secretaria do Meio Ambiente de Canoas (SMMA), o réptil foi capturado na Rua Estados Unidos e levado para receber acompanhamento dos veterinários do Mini Zoo. Após o acolhimento, o jacaré passou por exames para verificar o seu estado de saúde — ele estava com dificuldades de se alimentar sozinho e não aparentava ferimentos.
Ainda não há informações sobre a origem do animal, uma vez que não há córregos próximo ao local onde ele foi encontrado. A suspeita é de que ele tenha sido levado até o bairro por alguém, que o teria capturado do ambiente, ou que tenha percorrido sozinho uma longa distância.
O jacaré-de-papo-amarelo é um animal carnívoro e pode atingir três metros de comprimento. Ameaçado de extinção, os hábitat naturais da espécie são brejos, córregos, lagoas e rios. O nome está relacionado a uma característica apresentada pelo animal durante o acasalamento, momento em que a área do papo fica amarelada.