Não foi desta vez que o requerimento para chamar o prefeito Nelson Marchezan a prestar esclarecimentos na Câmara Municipal foi votado. O motivo, nesta quarta-feira (29), foi a realização de reunião conjunta de comissões, durante sessão plenária, e o começo da votação da proposta do Executivo para a Lei Orçamentária Municipal (LOA) de 2018.
Aldacir Oliboni (PT), autor do requerimento para convocação do prefeito, destaca:
— Vamos manter a votação. Está entre os projetos prioritários, acredito que fica para quarta-feira (da próxima semana).
De acordo com a proposta, a ideia é convocar o prefeito a "prestar esclarecimentos ao Legislativo acerca de discurso de ódio contra parlamentares e partidos políticos". Ela foi motivada por declarações feitas pelo prefeito no Congresso Nacional do MBL. Marchezan disse no evento que "parlamentar é cagão", sugeriu que líderes da esquerda gaúcha são "erva daninha", reprovou a atuação dos professores municipais e atacou sindicatos.
LEI ORÇAMENTÁRIA
Após a discussão geral do projeto do Executivo, na tarde desta quarta-feira, os vereadores inciaram a apreciação das emendas apresentadas ao texto. No total, são 137 emendas de vereadores e 12 de cunho popular. O inicio da votação da LOA foi feito com a apreciação da emenda número 1, aprovada pelo plenário — ela prevê a destinação de R$ 1 milhão para a infraestrutura do Carnaval.