A manhã começou com transtornos para quem trafega na região da Lomba do Pinheiro, na zona leste de Porto Alegre. Por volta das 6h30min, uma árvore de grande porte caiu na Estrada João de Oliveira Remião, nas imediações da Avenida Bento Gonçalves.
O trânsito ficou parcialmente bloqueado no sentido bairro-centro e o desvio foi feito pela pista contrária. Já no sentido centro-bairro, os motoristas que estavam na Avenida Bento Gonçalves e queriam acessar a Estrada João de Oliveira Remião precisaram seguir pela Rua Dolores Duran.
Fios de energia e de telefonia foram danificados. Equipes da Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) foram no local realizar desvios no trânsito e o Corpo de Bombeiros trabalhou para cortar e remover a árvore do asfalto.
De acordo com moradores da região, a árvore estava podre e a prefeitura já tinha sido acionada diversas vezes para executar o corte.
Um caminhão carregado com 10 piscinas com placas de Taquara tombou na BR-386, em Canoas, por volta de 7h. A via ficou bloqueada por pouco mais de uma hora e meia. O trânsito já está liberado no local. O motorista não ficou ferido.
Prejuízos na Região Metropolitana
Em Cachoeirinha, o toldo de uma revenda caiu sobre carros na parada 57 da Avenida General Flores da Cunha, a principal do município. O Corpo de Bombeiros também foi chamado para remover árvores que caíram sobre vias.
Em Canoas, os bombeiros receberam dois chamados de moradores relatando árvores com risco de queda. Uma delas ficou escorada em residência, no bairro Igara. Também em Canoas, um telhado metálico de uma oficina voou e caiu em uma rua do bairro Rio Branco.
Em Gravataí, o toldo de uma lanchonete caiu, passando próximo de pessoas que tomavam café da manhã.