Após a repercussão de sua fala no Congresso Nacional do MBL, quando disse que "parlamentar é cagão", Nelson Marchezan divulgou um comunicado afirmando que não se referia especificamente à Câmara da Capital. Na nota desta terça-feira (21), o prefeito de Porto Alegre ressaltou: "Fui parlamentar por mais de dez anos, e a fala foi feita dentro de um contexto de análise política".
Na segunda-feira (20), o pronunciamento feito 10 dias atrás em São Paulo motivou vereadores da capital gaúcha, incluindo integrantes da base aliada, a irem à tribuna repudiar seu conteúdo. O ex-líder do governo Clàudio Janta (SD) chamou o prefeito de covarde.
Leia a nota na íntegra
"Esclareço que, ao contrário do que vem sendo veiculado na imprensa, em nenhum momento de meu pronunciamento feito no Congresso do MBL fiz referência específica à Câmara de Vereadores de Porto Alegre, e nem às votações de projetos do Executivo Municipal, que estão em andamento naquela Casa. Fui parlamentar por mais de dez anos, e a fala foi feita dentro de um contexto de análise política. Saliento ainda que as corporações se organizam e trabalham por seus interesses privados, sendo claro que galerias lotadas interferem nas atividades e decisões dos parlamentares. Qualquer outra interpretação serve a interesses menores e significa perda de energia que poderia ser dedicada à superação da enorme crise que enfrentamos."
Veja a íntegra do discurso de Marchezan (entre os 31min e os 50min):