A EPTC isolou um trecho da Avenida Nilo Peçanha, em Porto Alegre, na manhã desta quarta-feira (25) após o rompimento de uma tubulação de gás nas proximidades do shopping Iguatemi. O problema foi causado por uma retroescavadeira da prefeitura que fazia obras na calçada e em parte da via e atingiu o encanamento da Sulgás.
O vazamento provocou forte cheiro de gás na região. O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, mas os técnicos da Sulgás conseguiram conter o vazamento antes da chegada dos agentes. De acordo com a empresa, o gás natural não causa risco de explosão.
Técnicos fecharam a rede e seguem no local para consertar a tubulação danificada. O trânsito foi liberado nos dois sentidos da avenida.
Em nota, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos confirmou que a equipe do Departamento de Esgoto Pluvial (DEP) fazia o conserto de uma rede pluvial quando houve o vazamento. A obra será retomada quando a Sulgás concluir o reparo.
Confira a posição da Secretaria de Serviços Urbanos:
"Ao iniciar o conserto de uma rede pluvial rompida na Avenida Nilo Peçanha, uma retroescavadeira utilizada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, atingiu uma rede de gás, na manhã desta quarta-feira. A Sulgás foi acionada e já fechou a rede, dando inicio ao conserto da tubulação. Importante destacar que a rede de gás rompida não é de GLP e sim de gás natural, um gás mais leve e menos prejudicial a saúde humana. Neste caso não há necessidade de isolamento maior do que sete metros quadrados. Tão logo a Sulgás conclua o reparo, a Divisão de Manutenção de Águas Pluviais poderá continuar os serviços de conserto da tubulação pluvial."