A Procuradoria-Geral do Município (PGM) de Porto Alegre vai comunicar à 4ª Vara da Fazenda Pública o descumprimento de decisão judicial que impedia manifestações dos municipários durante o projeto Prefeitura nos Bairros. No sábado (28), servidores públicos ligados ao Sindicato dos Municipários (Simpa) protestaram durante o evento no bairro Farrapos.
No dia 26, a juíza Rosana Broglio Garbin dobrou o valor da multa para R$ 20 mil à entidade, caso houvesse manifestação no "espaço físico destinado ao evento 'Prefeitura nos Bairros'" _ em 6 de setembro, o juiz Fernando Carlos Tomasi Diniz já havia proibido os protestos.
Com apitos e instrumentos musicais, a categoria seguia o prefeito Nelson Marchezan por onde ele passava, pela Praça Ivo Alexandre Rizzo, com cânticos de protesto. A PGM pedirá que seja executada a cobrança da multa.
Os municipários estão em greve desde 5 de outubro e pedem a retirada de projetos encaminhados pela prefeitura, que, conforme eles, retiram direitos dos trabalhadores. O Simpa afirma que não foi notificado oficialmente da decisão judicial.