Municipários de Porto Alegre realizaram, neste sábado (28), novo protesto durante o projeto Prefeitura nos Bairros – evento que ocorreu das 10h às 16h, no bairro Farrapos, com oferta de 76 atividades e serviços para a comunidade. Com apitos e instrumentos musicais, a categoria seguia o prefeito Nelson Marchezan por onde ele passava, pela Praça Ivo Alexandre Rizzo, com cânticos de protesto.
Na quinta-feira passada, decisão da juíza da 4ª Vara da Fazenda Pública, Rosana Broglio Garbin, dobrou o valor da multa para R$ 20 mil ao Sindicato dos Municipários (Simpa) em caso de descumprimento de liminar que impede manifestação no "espaço físico destinado ao evento 'Prefeitura nos Bairros'".
Jonas Tarcísio Reis, um dos diretores do Simpa, afirma que o sindicato não foi intimado da decisão que aumentou o valor da multa. Ele sustenta que nenhuma liminar foi descumprida.
— Primeiro que o Simpa não controla os trabalhadores em greve. Como lá estava o prefeito, é natural que ele seja procurado no local. Nenhum diretor do Simpa recebeu o documento da Justiça que majora a multa. Então, nós desconhecemos essa majoração. Nós estamos exercendo o livre direito de manifestação.
O prefeito Nelson Marchezan disse que, apesar das manifestações, o projeto continuará oferecendo serviços aos mais humildes.
Os municipários estão em greve há mais de 20 dias e pedem a retirada de projetos encaminhados pela prefeitura, que, segundo a categoria, retira direitos dos trabalhadores. Na segunda-feira (30), às 14h, o Simpa realiza nova assembleia que decidirá pela continuidade ou pelo término da paralisação.