Com previsão de conclusão das obras de revitalização da orla da Guaíba para dezembro, a prefeitura de Porto Alegre busca parceiros para manter a área revitalizada. O edital para adoção, publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) desta segunda-feira (9), aponta que o objetivo da busca de uma parceria privada para a conservação da orla "é garantir sustentabilidade ao investimento dedicado à revitalização do espaço entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias".
Segundo o documento, a área corresponde a 1,3 quilômetro do chamado Parque Urbano da Orla do Guaíba, incluindo a Praça Júlio Mesquita. Com prazo de 12 meses, prorrogáveis por mais 12, a adoção da orla terá custo de pouco mais de R$ 1 milhão anuais. O edital prevê a manutenção do paisagismo e conservação de estruturas como decks, passeios, ancoradouro, passarela metálica, recantos infantis, vestiário, quadras esportivas e equipamentos de mobiliário urbano.
A contrapartida para o investimento é a instalação de placas de sinalização visual institucional na extensão da orla, que deverá ser aprovada pela Secretaria do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams).
Em setembro, a prefeitura afirmou que a intenção era delegar a conservação da orla revitalizada para os vencedores da licitação de exploração dos espaços gastronômicos. O edital publicado nesta segunda, no entanto, não prevê a exploração comercial como contrapartida à adoção da orla. Segundo a prefeitura, o edital para seleção dos permissionários para exploração das áreas comerciais da orla deve ser lançado até o final deste ano.