A Trensurb confirmou por volta das 9h45 desta segunda-feira (2) que a operação dos trens está completamente restabelecida, com as estações abertas ao público. O serviço havia sido interrompido às 22h30min de domingo para conserto da rede aérea após a queda de uma árvore de grande porte na região da estação São Leopoldo.
Logo após o temporal, o serviço operou parcialmente entre as estações Mercado, em Porto Alegre e Mathias Velho, em Canoas, mas foi completamente interrompido, de acordo com a empresa, para garantir a segurança dos trabalhadores que realizam o conserto. A previsão inicial era de retomada da operação às 5h20min, mas depois a Trensurb confirmou a necessidade de mais tempo para concluir o serviço.
" Todas as estações são reabertas nesse momento. Pelo transtorno involuntário pedimos sua compreensão", disse a Trensurb no Twitter.
No começo da manhã, passageiros que utilizam os trens para se deslocar a Porto Alegre tiveram de recorrer aos ônibus. Empresas responsáveis pelo transporte público na região reforçaram as linhas para garantir o deslocamento até a Capital.