Em apenas um dia, Porto Alegre já registra mais de 80% da média histórica de chuva para o mês de outubro. De acordo com o Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic), entre 15h30min de terça-feira (10) e 18h desta quarta (11), o centro da Capital registrou acumulado de 97,20 milímetros. A média do mês é de 114,3 milímetros.
A zona sul da Capital registrou granizo durante a madrugada, mas sem nenhum estrago. Conforme a Defesa Civil, o maior transtorno causado pelo mau tempo, por enquanto, foi o alagamento de vias, já que não há registro de famílias fora de casa. O nível do Guaíba está em 1m30cm, bem abaixo do alerta de cheia, que é 2m10cm. A previsão é de que chova bastante até o fim da semana, o que pode provocar transtornos.
As equipes da Defesa Civil estão em alerta em todo o Rio Grande do Sul, principalmente para o nível dos rios em áreas mais baixas, já que há previsão de chuva forte para a semana. Não há registro de famílias fora de casa em nenhum ponto do Estado, conforme as coordenadorias regionais da Defesa Civil.
Granizo danifica imóveis no Estado
Diversos municípios gaúchos registraram queda de granizo durante a madrugada. Porto Xavier, na região Noroeste, foi o mais prejudicado: a estimativa é de 450 imóveis danificados, principalmente no bairro Floresta e na localidade de São Carlos. A Defesa Civil já distribuiu pelo menos 8 mil metros de lonas para as famílias atingidas.
Em Sobradinho, no Vale do Rio Pardo, a estimativa é de 94 casas danificadas. Em Passo Fundo, no Norte, são cinco. Além disso, houve registro de granizo em Salto do Jacuí, Estrela Velha, Itaara, Sobradinho, Maçambará, Estrela Velha, Segredo, Passa Sete, Porto Lucena e Campina das Missões.