Comerciantes e moradores da Rua Doutor Eduardo Chartier, no bairro Passo D'Areia, em Porto Alegre, estão tendo de conviver com um vazamento na calçada há pelo menos dois meses. A usuária do aplicativo Pelas Ruas Aline Anschau dos Santos relata que o problema causa transtornos:
— O vazamento fica em frente a um prédio residencial com lojas comerciais embaixo e impede a passagem de pessoas. Quando os clientes saem da minha loja, ao lado esquerdo deparam com o vazamento e ao lado direito tem um buraco de 40 centímetros de profundidade.
Segundo Aline, a situação é recorrente: mesmo quando a prefeitura conserta, o problema acaba voltando, pouco tempo depois, em outro local da calçada. A usuária do aplicativo não é a única prejudicada pela condição. A funcionária de um salão de cabeleireiros, Marilene Rodrigues, afirma que o problema gera incômodos:
— O cheiro é horrível, tem três buracos aqui na calçada.
Aline acrescenta que o transtorno também atinge os moradores.
— É uma vergonha. Quando as pessoas estacionam o carro, elas acabam pisando no esgoto ao saírem do veículo. Ontem, uma pessoa caiu aqui. Além disso, até rato sai do bueiro — afirma.
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Surb), por meio da Seção Norte de Conservação de Águas Pluviais, afirmou que houve obstrução e rompimento de rede, bem como obstrução de duas bocas de lobo. A pasta acrescentou que o serviço de desobstrução e reconstrução iniciará na sexta-feira (27) se houver tempo seco.