A Secretaria de Serviços Urbanos de Porto Alegre confirmou que a coleta de lixo seletiva e a limpeza de praças foi retomada na manhã desta segunda-feira (9). De acordo com a prefeitura, a Cootravipa, cooperativa responsável pelos serviços, decidiu reiniciar o trabalho após receber três notificações por descumprimento de contrato.
Conforme o Executivo, o contrato prevê que a empresa não pode paralisar as atividades antes de 90 dias de atrasos nos pagamentos. Após esse período, é necessário ainda autorização da Justiça.
– Como há uma possibilidade de recebermos o pagamento na segunda quinzena desse mês, conseguimos negociar um prazo maior com os fornecedores de diesel e decidimos retomar – disse a presidente da cooperativa, Imanjara de Paula.
Segundo ela, todos os trabalhadores estão nas ruas cumprindo as rotas normalmente. A cooperativa havia paralisado as atividades na última quarta-feira (4) por falta de pagamento. Segundo a Cootravipa, as dívidas do executivo somam R$ 1,63 milhão, referentes a parcelas de agosto, que venceram em setembro.
A Cootravipa afirma que a situação tem se tornado insustentável por falta de dinheiro para colocar combustível nos caminhões e para pagar fornecedores. Ainda há, segundo a cooperativa, um passivo de 2016, no valor de R$ 4,70 milhões –segundo a prefeitura, o valor já foi negociado e está sendo pago em parcelas mensais.
Segundo o DMLU, na manhã e tarde desta segunda-feira, 33 equipes da Coleta Seletiva (compostas por quatro pessoas – três coletores e um motorista) voltaram a trabalhar, 27 delas atendendo a cerca de 80 bairros, e cinco a geradores cadastrados. A região incluiu desde o Extremo-sul da cidade, iniciando o serviço no bairro Lami, até a Zona Norte, finalizando os roteiros no Parque Minuano.
À noite, a partir das 18h, outros sete caminhões farão o roteiro da Região Central, a fim de recolher os resíduos dos bairros Centro Histórico, Bom Fim, Rio Branco, Independência, Moinhos de Vento, Cidade Baixa, Santana e São João.
Nos próximos dias, a programação seguirá o cronograma normal de coleta, atuando em torno de 60 bairros diariamente, tanto no turno do dia quanto no turno da noite, com o mesmo número de equipes. De terça-feira a sábado, a atividade será realizada na região Centro e nas zonas Leste, Norte e Sul.
Conforme a Secretaria de Serviços Urbanos (Surb), não haverá reforço no recolhimento de lixo. É possível consultar o dia de coleta seletiva no seu endereço neste link. Ainda não há previsão para o pagamento dos valores devidos à Cootravipa, referentes à coleta seletiva e à manutenção de praças.