Cansados de ver carros e caminhões andando em ziguezague para desviar das dezenas de buracos na Avenida Jaime Vignoli, na zona norte de Porto Alegre, comerciantes da região pintaram as bordas das crateras no asfalto com tinta branca. Até uma estrutura de madeira semelhante a um cavalete foi "instalada" ali, para sinalizar os condutores dos perigos da via.
De acordo com os comerciantes, contatos já foram feitos com a prefeitura. Eles pintaram o asfalto porque, durante a noite, com a iluminação ruim na região, os os motoristas sequer conseguiam enxergar os buracos.
— A gente colocou o cavalete no buraco maior. Depois, outros comerciantes que trabalham com tinta, aqui ao lado, aproveitaram e pintaram os buracos no asfalto para sinalizar. O perigo é principalmente a noite — disse o comerciante Iraci Moraes.
Segundo eles, diariamente veículos sofrem algum dano material por causa dos problemas na avenida, que é um dos principais acessos da freeway para a Ceasa.
— São milhares de caminhões que vão carregar na Ceasa todas as manhãs. Não pode uma avenida que recebe tanto movimento estar abandonada desse jeito — afirmou o motorista Jair Silveira, que passa ali todos os dias.
Quem circula pelo local também reclama de outras ruas e avenidas que apresentam o mesmo problema. É o caso da Avenida B, uma das vias que cruza a Jaime Vignoli.
O que diz a prefeitura
A Divisão de Conservação de Vias Urbanas (DCVU) da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) afirmou que concluiu a manutenção asfáltica na Avenida Jaime Vignoli, no trecho da freeway até a Rua Fernando Ferrari. Está programada para os próximos dias a manutenção em mais um trecho da Jaime e de outras vias da região.