O segundo maior avião cargueiro do mundo pousou no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, no final da manhã desta segunda-feira (25). O Antonov 124 trouxe uma carga de 30,4 toneladas para a Celulose Riograndense, com sede em Guaíba. A carga é composta de painéis de 17,2 metros de comprimento, que serão utilizados nas caldeiras da empresa.
O pouso do Antonov 124 ocorreu por volta das 12h15min. A imponência e o tamanho do avião, muito maior do que as aeronaves comuns, chamaram a atenção de quem estava no Salgado Filho. Curiosos se aglomeraram no segundo andar do aeroporto para fotografar o pouso.
– Eu já tinha visto o outro Antonov, que é maior do que este, no aeroporto de Madri. Mas esse aqui é muito bonito também – disse Marcílio Diniz Cruz, de 59 anos, natural de Belo Horizonte.
– Nunca tínhamos visto. Ele é muito grande – afirmaram, impressionados, Ana Lúcia Carvalho, 55, e Jean Cléber Bilhalva, 47, ao observar a aeronave através dos vidros do segundo andar do Salgado Filho.
Painéis foram retirados do avião e colocados em cima de um caminhão, para serem transportados de Porto Alegre até Guaíba por uma transportadora contratada pela Celulose Riograndense. Às 16h30min, o veículo saiu do aeroporto. No trajeto, foram necessários bloqueios na via lateral. Por volta das 17h20min, a carga chegou a Guaíba. Durante o caminho, o trânsito ficou um pouco mais carregado, mas já está normalizado.
Segundo a Infraero, o avião deve deixar Porto Alegre na madrugada de terça-feira.