Parte da manifestação dos funcionários públicos municipais contra os projetos de lei da prefeitura de Porto Alegre foi dedicada a alfinetar a atuação do prefeito Nelson Marchezan nas redes sociais. Utilizando máscaras com o rosto de Marchezan, os servidores dançaram uma versão da música Despacito, em frente ao Paço Municipal, na noite desta quarta-feira.
Leia mais:
Entenda os projetos que mudam a remuneração dos servidores de Porto Alegre e extinguem benefícios
Marchezan envia à Câmara projetos que "legalizam" parcelamento de salário
A versão elaborada pelos manifestantes ironizava as postagens positivas que Marchezan costuma publicar em sua página do Facebook: "a cidade tá no prejuízo, acabando com o funcionalismo, e tu acha que tá tudo lindo", dizia um trecho. O refrão do hit latino que o prefeito dançou em algumas visitas do Prefeitura nos Bairros – as gravações foram postadas na página de Marchezan no Facebook – foi trocado: na versão dos servidores municipais, "despacito" virou "Marchezito", um trocadilho com o nome do prefeito.
A prefeitura sustenta que Porto Alegre vive a mais grave crise financeira da sua história e precisa reduzir gastos com a folha de pagamento.
Por meio de sua assessoria de imprensa, o prefeito Marchezan fez a seguinte declaração: "Todas as manifestações que respeitem as diversidades de opinião, que não atrapalhem os serviços públicos e as liberdades individuais de cada cidadão, que sejam pacíficas, são sempre bem vindas. O Simpa tem trabalhado muito para que as manifestações deles não sejam dessa forma. No entanto, é de se registrar que até o Simpa aderiu ao Despacito. Apesar deles (PT) terem entrado na Justiça para tirar o Despacito das redes sociais."