O Pronto Atendimento Bom Jesus, que fica no bairro Bom Jesus, na zona leste de Porto Alegre, passou a contar nesta semana com um sistema de chamada eletrônica. O sistema é semelhante ao de bancos – o paciente chega, ganha uma senha e passa pela triagem. A ideia da prefeitura é tornar o sistema mais rápido e mais acessível, já que o aviso para que o paciente seja encaminhado para o próximo setor é feito na tela e com sinal sonoro.
No entanto, a própria Secretaria Municipal de Saúde alerta que o processo deve ser lento nos primeiros dias, porque os funcionários ainda estão se adaptando à novidade. Essa era a situação na tarde desta quarta-feira (9). Por volta das 16h, mais de 50 pessoas esperavam para serem atendidas dentro da unidade e outras 10 aguardavam do lado de fora do posto.
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– Pode ser que ajude no futuro, mas acho que eles têm que rever o processo. Cheguei com minha mãe, que está com a diabetes alta, e por enquanto ela só passou pela triagem. Acredito que isso seja emergência – contou Rose, que chegou ao local por volta do meio-dia.
A retirada de senha se aplica somente aos pacientes que não tem urgência, já que os casos graves são encaminhados com prioridade. A classificação é feita logo na entrada.
Quem chega ao PA da Bom Jesus também recebe uma pulseira com um número, que permanece com o paciente até o final do atendimento. Todas as informações são passadas para o prontuário eletrônico, de modo que todos os detalhes sobre remédios e orientações de saúde do paciente ficam registradas no sistema, dando mais segurança.
A chamada e o prontuário eletrônicos fazem parte do processo de informatização dos serviços de saúde a partir do Sistema de Informação Hospitalar (Siho), desenvolvido pela Procempa. O programa já está em funcionamento no Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul, no Hospital de Pronto Socorro e no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas.
O sistema também deve ser implantado, até novembro, no Pronto Atendimento da Lomba do Pinheiro.