A Câmara de Vereadores recebe no fim da manhã desta terça-feira (15) o projeto da Prefeitura de Porto Alegre que pretende reajustar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Para valer a partir de 2018, a matéria precisa ser aprovada e sancionada até 29 de setembro. Para tentar viabilizar a votação em um mês e meio, o secretário da Fazenda, Leonardo Busatto e o vice-prefeito Gustavo Paim estiveram reunidos com vereadores na segunda-feira (14).
A média de aumento será de 10% ao ano até 2021. Pelo levantamento da prefeitura, 22% dos imóveis de menor valor ficarão isentos de pagamento do IPTU (atualmente são 12%), 19% terão redução e 59% terão aumento. O cálculo feito indica que os aumentos poderão variar de 1% a 400%.
Com o reajuste, a prefeitura pretende arrecadar cerca de R$ 50 milhões a mais por ano. A prefeitura justifica que há 26 anos não atualizava a planta de valores do IPTU. De lá para cá, o imposto vinha sendo reajustado pela inflação, não levando em conta a valorização ou desvalorização dos imóveis.
Leia mais: