Ainda que a primavera esteja a mais de um mês de começar, o calor fora de época dos últimos dias deixou as árvores de Porto Alegre mais floridas. Quem passa pelas ruas da Capital pode ter notado que o colorido deixou a cidade mais charmosa, mas o fenômeno pode esconder um desequilíbrio ambiental.
Veja também:
Julho tem recorde histórico de calor em Porto Alegre
Em loteamento de Porto Alegre, pintor resolve sozinho problema da falta de placas com o nome das ruas
As flores deveriam desabrochar somente a partir do início da primavera – que inicia em 23 de setembro. No entanto, o clima quente em pleno inverno pode acelerar o desenvolvimento das plantas.
– O aumento da temperatura é o principal fator. O calor em dias seguidos e fora de época pode antecipar a floração – afirma o biólogo Jairo Schmitt, doutor em botânica e pesquisador da Universidade Feevale.
Schimitt explica que a mudança no comportamento das plantas é uma tendência. Segundo ele, é bem provável que esse fenômeno seja presenciado pelos porto-alegrenses nos próximos anos, pois "é uma resposta às alterações climáticas locais e globais". De acordo com o pesquisador, a floração antecipada pode prejudicar a proliferação dos vegetais, o que pode gerar uma primavera menos florida:
– Pode levar a um descompasso com os agentes polinizadores, que não estão presentes nessa floração adiantada. E isso afeta a reprodução dessas flores.
Veja mais fotos: