Após o recuo do Guaíba deixar exposto uma grande quantidade de materiais descartados de maneira incorreta, equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) recolheram 76 toneladas de lixo até esta quinta-feira (17). A retirada dos resíduos teve início a segunda (14), nas imediações da estação do Catamarã na Zona Sul, seguindo em frente ao Iberê Camargo, na orla de Ipanema e próximo ao Anfiteatro Pôr do Sol.
Veja também:
De onde vem o lixo que emergiu do Guaíba e alterou a paisagem da orla
"Foi uma coisa incomum", diz pesquisador da Furg após recuo do Guaíba
FOTOS: nível do Guaíba sobe e acúmulo de lixo se torna visível
Segundo a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Surb), no primeiro dia, a ação teve o auxílio de 75 funcionários. O serviço continuou durante a semana, com 45 profissionais envolvidos na limpeza do entorno do anfiteatro em direção ao Estádio Beira-Rio. A Seção Centro do DMLU também contou diariamente com dois fiscais de equipe, dois caminhões caçamba e retroescavadeira. Os gastos, entre custos administrativos e de disposição dos materiais, chegaram a cerca de R$ 47, 5 mil. Os resíduos foram destinados para o aterro sanitário em Minas do Leão.
Com o vento forte que atingiu o Estado nos últimos dias, o nível da água baixou 31 centímetros, e chegou a 0,24 metros de altura – o menor valor em 12 anos. Com a baixa do nível, pneus, garrafas PET, calçados, tampa de vaso sanitário e diversos objetos deteriorados ficaram à mostra. Os motivos apontados pelo sistema de meteorologia da prefeitura da Capital são o vento nordeste e um período de 60 dias de pouca chuva em Porto Alegre.
Balanço da ação
Segunda-feira (14): 34 toneladas
Terça-feira (15): 15 toneladas
Quarta-feira (16): 15 toneladas
Quinta-feira (17): 12 toneladas