A prefeitura de Cachoeirinha realizou nesta segunda-feira (7) parte do pagamento a duas empresas de coleta de lixo do município. O serviço estava suspenso desde sexta-feira (4) em virtude de atrasos nos repasses da prefeitura. A coleta mecanizada foi retomada nesta segunda e sacolas de lixos de lixeiras e calçadas em frente a residências estão sendo recolhidos nesta tarde. Já o serviço de coleta de contêineres deve ser retomado na manhã desta terça-feira (8), segundo a prefeitura.
Conforme o secretário da Fazenda de Cachoeirinha, Alex Branco, o município tem uma dívida de, no total, R$ 5 milhões com as duas empresas de coleta de lixo – uma que faz a coleta automatizada de contêineres, e outra mecanizada que trabalha com lixeiros e garis recolhendo o lixo das calçadas das residências.
Com a falta de pagamento, as coletoras não teriam dinheiro para pagar o aterro sanitário, local para onde são levados os resíduos da cidade. Por conta disso, as empresas interromperam o recolhimento, uma vez que os caminhões ficaram lotados e não havia onde depositar o lixo.
De acordo com o secretário Branco, nesta segunda-feira foram depositados cerca de R$ 150 mil para a empresa mecanizada e R$ 70 mil ao serviço automatizado, que irá receber mais R$ 100 mil nesta terça-feira.
A explicação para o atraso nos pagamentos está na crise financeira enfrentada pelo município. O secretário Branco afirma que o pagamento dos salários dos servidores e outros débitos que vêm acumulando desde os anos anteriores faz com que falte dinheiro para os repasses para as empresas.
– Apenas no semestre que vem, em 2018, poderemos pagar uma parcela maior dessa dívida em razão da situação financeira da prefeitura – alega o secretário Alex Branco.