Um buraco na calçada da Rua Rio Pardo, no bairro Passo d'Areia, em Porto Alegre, está prejudicando moradores da região. De acordo com um usuário do aplicativo Pelas Ruas, o problema está bloqueando a garagem de uma casa. Além disso, os pedestres que transitam pelo local precisam passar pelo meio da via.
– Uma residência está com acesso interrompido na sua garagem há mais de dois anos. O DEP (Departamento de Esgotos Pluviais) diz que a responsabilidade é do Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos) e o Dmae diz que a responsabilidade é do DEP e, assim, vai prejudicando quem paga imposto e tem que caminhar na rua, um absurdo – afirma o usuário Artêmio Juver.
Leia mais:
Após 24 horas, vazamento de água segue na Marcílio Dias
Há dois meses sem solução, buraco aberto em calçada da Assis Brasil é motivo de reclamação
De acordo com o usuário do app, há um cavalete no local. O tamanho do buraco preocupa moradores, já que cobre toda a calçada e representa risco aos pedestres.
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio da Seção Centro de Conservação do DEP, afirmou que houve rompimento de rede pluvial no local. De acordo com a secretaria, a vistoria foi feita e o início do serviço de reconstrução de rede está programado para iniciar-se na primeira quinzena de setembro. O novo contrato de manutenção de redes pluviais (turmas), foi retomado na última semana, e inicialmente estão sendo atendidas emergências como reconstruções em frente a garagens, escolas e postos de saúde.O novo contrato contempla inovações que visam ampliar o controle e fiscalização dos serviços prestados, utilizando GPS em líderes de equipes, fotos do antes e depois, ponto biométrico para os funcionários terceirizados e pagamentos após comprovação de atendimento de metas.
Pelas Ruas
O Pelas Ruas está disponível para iOS 9 ou superior e a partir da versão 6.0 do Android. Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.