Com a liberação, pelo Corpo de Bombeiros, do Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) para o Centro Popular de Compras de Porto Alegre - PopCenter, o popular camelódromo deve abrir mais 60 espaços para lojistas.
O documento foi entregue na quarta-feira (2) à diretora do PopCenter, Elaine Deboni. Conforme o engenheiro civil Edson Stivelman, responsável técnico pelo PPCI, a primeira tentativa de obter o alvará foi em 2013, mas ele precisou ser reformulado devido às mudanças na lei depois da tragédia da boate Kiss.
Leia mais
Marchezan assina decreto que autoriza e regulamenta instalação de parklets
Giane Guerra: confira o perfil dos imóveis mais procurados para comprar em Porto Alegre
Regularizado o PPCI, novos comerciantes devem chamados para ocupar lojas que estavam fechadas. Os interessados devem se inscrever na Travessa do Carmo, 84, Cidade Baixa. Elaine alerta que os critérios de inscrição mudaram: agora, há exigência de atestado de bons antecedentes. Quando o PopCenter foi inaugurado, não era necessário levar esse documento, que passou a ser pedido depois que alguns comerciantes que vendiam produtos ilícitos foram descobertos.
Conforme o diretor do Departamento de Indústria e Comércio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Fernando Coronel, há uma lista de 62 pessoas que se inscreveram para ocupar as lojas disponíveis no PopCenter. A previsão para o chamamento é entre 25 de agosto e 2 de setembro, por meio de edital. Serão contemplados comércios de confecções, eletrônicos e acessórios.
Mudanças nas regras do PPCI provocaram a demora
Entre as novas exigências dos bombeiros para obter o Plano de Prevenção contra incêndios, estavam: instalar um detector de calor em cada loja, aumentar e redistribuir o número de extintores, adicionar uma nova saída para mangueira nos hidrantes e adquirir um aparelho de ressuscitação cardiorrespiratória. As lojas que ficam em frente aos extintores precisam ter duas pessoas que saibam operar o aparelho, por exemplo. Além do treinamento que os lojistas recebem, o PopCenter conta com uma equipe que cuida exclusivamente das questões de prevenção contra incêndio, a chamada Brigada Dedicada. Ao todo, são 122 brigadistas.
De acordo com a diretora do Pop Center, esta é uma "data histórica".
– Esta conquista é resultado de um trabalho conjunto da prefeitura e dos Bombeiros – diz Elaine Deboni.
O prédio do Centro Popular de Compras de Porto Alegre foi construído para retirar os camelôs das ruas do Centro da cidade e abriga cerca de 800 pontos comerciais.