A segunda-feira (31) marca o retorno às aulas de 34.169 alunos de 56 escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de Porto Alegre. Para muitas escolas, o retorno veio acompanhado de aumento no número de professores.
Há cerca de um mês, a Secretaria Municipal de Educação anunciou a nomeação de 250 professores e monitores. A previsão da pasta é de que, até terça-feira (1º), 107 docentes e 17 monitores estejam empossados. Contagem atualizada até a última quarta-feira (26) apontava que 61 professores e sete monitores já estavam prontos para iniciar no trabalho.
Um dos colégios com reforço no número de educadores é a Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Professor Eliseu Paglioli, no bairro Cristal, na zona sul de Porto Alegre. No começo de junho, alunos de 10 a 14 anos de duas turmas passaram a ser liberados três vezes por semana devido à redução do quadro.
Nesta semana, três novos professores começaram a trabalhar no local e, com isso, uma das turmas voltou a ter aulas todos os dias da semana. A promessa dada ao diretor Marco Aurélio Ferraz é de que mais um professor comece a trabalhar nesta semana, o que fará com que a situação seja normalizada para a outra turma.
A escola atende 199 estudantes com deficiência intelectual e deficiência associada, como cegueira ou autismo. A direção chegou a colocar um professor diferente a cada dia para combater a falta de profissionais, mas, como os alunos são especiais, acabaram ficando agressivos e incomodados com a falta de rotina, de modo que a escola optou por liberá-los.