A Justiça aguarda por uma manifestação do Ministério Público (MP) para apreciar o pedido de reintegração de posse do antigo Hotel Açores, no centro de Porto Alegre. O local foi ocupado por integrantes da Lanceiros Negros, ligada ao Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), na semana passada.
A proprietária do imóvel reiterou o pedido nesta quinta-feira. Logo após a ocupação, a juíza Luciane Marcon Tomazelli, da 1ª Vara Cível do Foro Central da Capital, determinou que as famílias deixassem o local voluntariamente. Até o momento, ninguém atendeu à determinação judicial.
Leia mais:
Grupo faz ato de apoio em frente a prédio ocupado pela Lanceiros Negros
Conheça o MLB, grupo que lidera a ocupação Lanceiros Negros
A juíza aguarda pelo MP para decidir sobre a solicitação, já que a Defensoria Pública entrou com solicitação de uma audiência de mediação para resolver o conflito.
Após terem sido retirados por decisão judicial de um prédio público na Rua Andrade Neves, no Centro Histórico, em junho, integrantes da ocupação ocuparam o prédio onde funcionava o Hotel Açores, na Rua dos Andradas, entre a João Manoel e a Caldas Jr. O local estava fechado.
Nana Sanches, coordenadora nacional do MLB, afirma que o movimento já recorreu da decisão da juíza:
– Ir para a rua não é uma alternativa. Acho que nem deveria ser. Nossa intenção é pleitear política de moradia e ver solução pra isso.