Começou nesta segunda-feira (24), pela rede elétrica, a montagem da estrutura para o Acampamento Farroupilha 2017 no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em Porto Alegre. Neste ano, a organização é do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) com a fiscalização da Prefeitura de Porto Alegre.
De acordo com o presidente do MTG, Nairo Callegaro, a entidade já iniciou tratativas com o Corpo de Bombeiros para garantir a liberação do Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI). – Inclusive vamos ter uma reunião nesta semana para tratar sobre isso – afirma.
Callegaro detalha que um engenheiro contratado pelo MTG está responsável pelo projeto do PPCI, que será feito em três etapas, como na edição passada. – Não vamos ter sobressaltos – acredita.
A única preocupação é com o clima. Segundo o tradicionalista, a intenção era ter começado a montagem há uma semana. – Mas aguardamos a assinatura do termo de permissão junto com a prefeitura, que só aconteceu no último dia 18 – explica.
Com isso, o cronograma precisa ser respeitado. – A nossa torcida é que não chova nos próximos 30 dias – confessa.
Sem aporte de recursos por parte do município, o termo permite que o MTG organize as comemorações da festa que promove a cultura gaúcha.
Já na próxima segunda-feira, dia 31, serão abertas as inscrições para o Acampamento Farroupilha deste ano. Os documentos devem ser entregues até o dia 4 de agosto, no Teatro Renascença, em Porto Alegre. A taxa varia de R$ 500 a R$ 4 mil reais, dependendo do tamanho do piquete.
A chegada da Chama Crioula no acampamento está prevista para o dia 7 de setembro, quando começam oficialmente as atividades da edição 2017.