Uma nova sinalização tem despertado a curiosidade de quem circula pela Avenida Osvaldo Aranha, nas imediações da Redenção. As faixas de segurança estão ganhando setas que apontam para sentidos contrários, com o objetivo de direcionar o fluxo de pedestres.
A pintura é uma das medidas da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) para reforçar a segurança de quem caminha entre a Sarmento Leite e a Ramiro Barcelos. Conforme a Coordenação de Informações de Trânsito da EPTC, nos últimos 12 anos, foram 267 atropelamentos na avenida, com oito vítimas fatais. A maioria ocorreu nas paradas do HPS (60), do Instituto de Educação (30) e do Auditório Araújo Vianna (25).
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– As setas servem para ordenar o fluxo na faixa, para que as pessoas não se esbarrem nem fiquem desviando umas das outras. Isso diminui o tempo da travessia dos pedestres e reduz as chances de acidentes – explica o diretor-presidente da EPTC, Marcelo Soletti.
Também serão implantadas travessias integrais (nas quais o pedestre pode cruzar os dois sentidos da via em uma linha reta) nas estações do corredor de ônibus, rampas de acessibilidade e piso podotátil junto às faixas de segurança. A velocidade máxima no corredor de ônibus será reduzida de 60 km/h para 50 km/h – próximo às paradas, o limite é 30 km/h.