O homem acusado de ter matado com um chute um cão da raça Yorkshire, em Porto Alegre, foi condenado na última quinta-feira (29) a pagar indenização de R$ 20 mil por danos morais. Em abril de 2016, Jorge Gilberto Lima dos Santos chutou o cão, chamado Theo, 11 anos, e ainda ofendeu verbalmente a proprietária do animal, Isabel Luz, 48 anos. A indenização será destinada ao Fundo Municipal de Proteção ao Meio Ambiente.
Veja também:
Homem é acusado de matar cachorro de vizinha com chute durante passeio na Capital
Homem morre após tentar salvar cachorro em Porto Alegre
Em sua decisão, o juiz da 3ª Vara Cível do Foro Central de Porto Alegre, Ramiro Oliveira, menciona o laudo de necropsia do cão onde constatou as lesões sofridas com o chute.
A agressão ocorreu no dia 28 de abril do ano passado. À época, Isabel Cristina Maciel Luz, relatou que Santos chutou o cachorrinho porque o animal teria feito xixi em frente ao prédio do homem, que saiu do recinto e passou a discutir com a dona do animal.
Durante a briga, o cachorro teria sido chutado e arremessado para o outro lado da rua. Mesmo tendo sido levado ao veterinário para uma cirurgia de emergência, Theo não resistiu aos ferimentos. Diagnosticado com uma hemorragia interna e traumatismo craniano, além de ossos quebrados e fígado e baço fraturados, ele sofreu uma parada respiratória e morreu.