Junho trará ares nordestinos às ruas de Porto Alegre. Entidades, coletivos e estabelecimentos promovem diversas festas com temática caipira gratuitas nos próximos finais de semana.
Com programação para crianças e adultos, os eventos ocorrerão em diferentes bairros da cidade. Boa parte deles serão marcados pela mistura das festas juninas mais tradicionais, com pinhão, pipoca e quentão, com foodtrucks e cervejas artesanais que já viraram marca dos eventos de rua da Capital.
Leia mais:
Conheça quatro iniciativas que fazem de Porto Alegre uma cidade mais diversa
Mercadinhos de bairro ficam mais sofisticados e se diferenciam dos tradicionais secos e molhados
Neste sábado, a Rua Alberto Torres, na Cidade Baixa e o bairro Tristeza, na Zona Sul, darão a largada para o que promete ser um circuito de arraiás. No domingo, em outra via da Cidade Baixa, novas atividades devem convidar o público a brincar na rua.
Veja como serão os eventos:
Sábado, 10 de junho
Evento na Rua Alberto Torres chama atenção no Facebook
A intenção era despretensiosa: organizar uma festa junina para atrair os vizinhos e arrecadar fundos para ajudar o Pão dos Pobres e contribuir com a causa animal. Mas, em poucos dias, o evento da Festa Junina da Cidade Baixa criado no Facebook alertou os organizadores sobre uma demanda maior do que podiam imaginar.
– O evento tomou uma proporção bem maior do que esperávamos: tem quase 20 mil confirmados no Facebook. Tivemos que reestruturar, colocar um gerador, brinquedos para as crianças – conta Gustavo Clavé, um dos organizadores.
Das 14h às 22h, a Rua Alberto Torres ficará fechada para o arraial, que contará com foodtrucks de pancho, pipoca, brownie, crepe e churros, além de quentão e pinhão. Duas cervejarias artesanais também levarão seus rótulos.
Além dos brinquedos para crianças, haverá atividades para os adultos: uma corrida do saco e uma versão da corrida da colher com malte premiarão os melhores com cervejas especiais. Segundo os organizadores, vale a pena ir fantasiado: a melhor indumentária ganhará uma viagem para a serra gaúcha.
A rua será decorada com bandeirinhas e luzinhas para a festa, que contará com algumas atrações musicais. Das 16h às 18h haverá aula de forró, e, mais tarde, as bandas Stella e Jo Philippsen farão shows de pop rock.
A entrada é grauita, e o acesso ao evento será pela Rua General Lima e Silva. Segundo a organização, haverá banheiros químicos e segurança no local.
Espaço cultural da Zona Sul criou festa para a vizinhança
Brincadeiras infantis e música nordestina devem marcar o 2º Arraial na Tristeza, no Espaço Maestro (Rua Doutor Barcelos, 570), a partir das 11h de sábado.
Até as 16h, o evento será mais voltado às crianças: jogo de argolas, pescaria e boca do palhaço foram as atividades escolhidas para divertir os pequenos. Depois desse horário, terá início a programação musical. Comandada pela banda Tribo Brasil, ela contará com três blocos de música nordestina.
Além do cardápio regular do espço cultural, quentão, pinhão e pipoca serão vendidos durante o evento, que terá entrada gratuita e se encerra às 22h. É a segunda vez que o local promove uma festa junina – a primeira foi no ano passado. Conforme o proprietário Tiago Perlott, a intenção é estimular a integração entre os moradores da Zona Sul.
– A ideia é fazer uma festa para o bairro, bem no estilo que se via antigamente, em que as pessoas se juntavam para se divertir.
É para as pessoas virem com suas famílias – explica.
Domingo, 11 de junho
Cadeia, correio elegante e barraca do beijo na Cidade Baixa
Uma entidade fictícia dá nome à festa junina que deve movimentar a Cidade Baixa no domingo. Promovido por quatro estabelecimentos do bairro boêmio, o Arraial do Seu Otávio, na Rua Otávio Corrêa, convida a vizinhança a uma tarde de brincadeiras à moda antiga: correio elegante, cadeia, quadrilha e barraca do beijo estão entre as atrações da festa.
– A ideia surgiu para agraciar o bairro com eventos temáticos, com o nome do 'Seu Otávio', um personagem. A única regra é ser feliz na Rua Otávio Corrêa – explica Carlos Eduardo Paraiba, um dos produtores do evento.
Comidas típicas, quentão e chopes artesanais serão vendidos durante a festa, que ocorrerá das 16h às 22h. Jogos de bola e pescaria darão prêmios que vão de um simples sorvete até uma tatuagem.
Algumas atividades terão viés social. A fiança da cadeia será destinada à compra de fraldas geriátricas para o Lar Santo Antônio dos Excepcionais. Em paralelo às brincadeiras, uma campanha do agasalho deve arrecadar doações para o Pão dos Pobres. Quem contribuir, também será recompensado: a cada três peças, um quentão.
O Seu Otávio deve dar as caras durante a quadrilha, fazendo as vezes de padre. Quem quiser casar na festa pode se inscrever na página do evento, mas precisará fazer lobby com os amigos para sair amarrado da festa. A dupla mais votada será o grande casal da quadrilha.