A Defesa Civil não contabiliza mais famílias fora de casa na região das ilhas, em Porto Alegre. No início da semana, 126 pessoas desabrigadas ainda estavam na escola estadual Alvarenga Peixoto, na Ilha Grande dos Marinheiros. As famílias foram retornando e, nesta quinta-feira (15), as últimas foram levadas para casa pela Defesa Civil.
Não há mais preocupação com o nível do Guaíba, que baixa a cada dia, assim como os principais rios do Estado. O que acontece é que, em muitos pontos, a água subiu muito, e as famílias são mantidas fora de casa para que possam fazer a limpeza das residências.
Leia mais:
União libera verba para compra de alimentos para vítimas das chuvas no RS
Moradores da região das Ilhas protestam por falta de transporte escolar
O retorno das pessoas afetadas pela chuva já está acontecendo também em outros pontos do Estado, mas é demorado. Balanço divulgado pela Defesa Civil nesta quinta-feira aponta que, entre quarta e quinta, 227 pessoas voltaram para casa – o número caiu de 12.272 para 11.995. Nesse balanço, no entanto, não está contabilizado o retorno das famílias da região das ilhas.
São 131 municípios que decretaram situação de emergência, e 214 que tiveram algum tipo de dano em função do mau tempo no Estado.