Quase quatro meses sem apresentações, os músicos em formação na Educando com Arte voltaram aos palcos na manhã deste sábado, na abertura do evento TEDx Laçador, realizado no Campus Zona Sul da UniRitter (Rua Orfanatrófio, 555). A entidade, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, precisou interromper suas atividades em fevereiro, quando o terceiro arrombamento na Aldeia da Fraternidade em um período de seis meses deixou um prejuízo de aproximadamente R$ 30 mil. Com exceção do contra-baixo, foram levados todos instrumentos, um amplificador, caixas de som e uma televisão.
Sob regência do maestro Luiz André Silveira, os 20 jovens executaram três músicas em uma apresentação que durou 18 minutos. O repertório, composto por canções nacionais, incluiu Bola de Meia, de Milton Nascimento; Chão, Pó, Poeira, de Gonzaguinha; e História Estranha, de Oswaldo Montenegro.
Leia também
Aldeia da Fraternidade recebe doações depois de ter instrumentos furtados
Após furto de instrumentos musicais, orquestra beneficente faz ensaio simbólico
Após o trauma do roubo, o grupo vem contando com a ajuda de doações para retomar suas atividades. Em abril, inclusive, mudou-se para outro prédio – ainda dentro da Aldeia – e ampliou o número de atendimento, abrindo 50 novas vagas para jovens do ensino municipal. Dos instrumentos levados, o local ainda precisa da doação de violinos e violas.