Carlos Alberto Kronbauer, 53 anos, morador da região da Avenida Aparício Borges, em Porto Alegre, utiliza o corredor de ônibus da via para passear com a cachorrinha Mica. Outros moradores da área também têm o hábito de usar o espaço para atividades físicas.
– O pessoal já usa o corredor para caminhar e correr durante a semana (mesmo com a circulação de ônibus). Acho que, se fosse bloqueado para ônibus aos domingos, com certeza as pessoas iriam colocar cadeiras para tomar chimarrão – avalia.
Leia também:
Como são tratados os cavalos encaminhados a abrigo da Capital
Projeto de revitalização do Cais Mauá é debatido em Porto Alegre
Comunidade católica do Sétimo Céu quer realizar sonho de pároco falecido
O que já ocorre informalmente e sem a devida organização pode se tornar oficial. Uma indicação do vereador André
Carús (PMDB) pede que, em domingos e feriados, o corredor de ônibus da Aparício seja bloqueado aos coletivos para que a população possa praticar esportes e atividades de lazer. A medida deve ser votada no plenário da Câmara Municipal nesta segunda-feira (22). Conforme a proposta, o trecho que ficaria sem fluxo de ônibus em certos horários fica entre as avenidas Oscar Pereira e Bento Gonçalves.
– Às sextas-feiras, meu mandato faz o Gabinete no Bairro, um projeto que descentraliza o atendimento (aos cidadãos). No dia em que fizemos no Partenon, recebemos essa sugestão de vários moradores – afirma Carús, ressaltando que a Zona Leste é carente de espaços para recreação.
Ele citou como exemplo interrupções de fluxo que ocorrem em vias como Carlos Gomes, Erico Verissimo e Aureliano de Figueiredo Pinto. Antes de protocolar o texto, a assessoria do parlamentar fez contato com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), que recomendou colocar o tema em pauta como indicação, e não como projeto de lei. Este último, ao se tornar legislação, não pode ser alterado de qualquer forma, o que abriria possibilidade para uma lei inócua caso o texto tivesse problemas técnicos.
Conforme o regimento da Câmara Municipal, "indicação é a proposição que tem por finalidade sugerir à União, ao Estado ou ao Município a realização, no âmbito do Município de Porto Alegre, de atos de gestão, de políticas públicas e projetos que lhes sejam próprios".
– Vamos fazer a avaliação se pode haver prejuízos para circulação dos ônibus, no trânsito e em estacionamentos. Em outros locais, a experiência nos mostra que os corredores (quando bloqueados) são bastante utilizados – afirma o diretor-presidente da EPTC, Marcelo Soletti.
Medida exige construção de paradas na avenida
Apesar de acreditar na funcionalidade do corredor da Aparício para o lazer, o morador Carlos Alberto Kronbauer pontua que a instalação de paradas com cobertura nas laterais da perimentral seria necessária para não prejudicar quem usa ônibus.
Denise Piassini, 37 anos, não reconhece a necessidade do bloqueio. O comércio da família dela fica em frente a um dos pontos de ônibus da avenida:
– A gente vê pouca gente caminhando ou correndo. Além disso, no final de tarde de domingo, o trânsito é complicado por aqui. Imagina se os ônibus saíssem dos corredores?